Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Imprensa independente desmonta farsa de revista e desmascara Gilmar Mendes


Não durou nem 24 horas, a farsa montada pela revista Veja, em parceria com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, para tentar colocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa saia-justa. 

Diante de uma série de desmentidos contundentes e de reportagens independentes que pipocaram durante todo o dia de ontem, a própria Veja resolveu colocar a viola no saco e até retirou da sua página eletrônica a matéria absurda. 

Que dizia, resumidamente, o seguinte: no escritório brasiliense do ex-ministro da Justiça e ex-presidente do STF Nelson Jobim, Lula teria se encontrado com Gilmar para tentar adiar o julgamento do mensalão em troca de blindagem na CPMI do Cachoeira. Dentre outras coisas, teria oferecido segredo de uma viagem que Gilmar fez a Berlim junto com o senador Demóstenes Torres, em um avião cedido pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira. 

"Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", rosnou à Veja o ministro Gilmar Mendes.

E ainda disse, segundo conta em detalhes a revista, que Lula encarregaria o amigo Sepúlveda Pertence, outro ex-ministro do STF, a conversar sobre o processo do mensalão com a ministra Cármen Lúcia - já que havia partido dele a indicação do nome dela para a suprema corte do país. 

Pois muito bem, ou muito mal. 

Em poucas horas, a farsa foi toda desmontada e Gilmar Mendes desmascarado. 

À Agência Estado, Jobim desmentiu categoricamente a informação de Gilmar sobre a tentativa do ex-presidente Lula de adiar o julgamento do mensalão. "O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso", reagiu o ex-ministro da Justiça. "O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão", ressaltou ele. 

Ao jornal O Globo, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, também deixou em maus lençóis o companheiro Gilmar. "O meu testemunho é favorável a distinção do Lula. Ele nunca me fez o menor pedido. Prefiro acreditar que o Gilmar fez uma interpertação equivocada disso", informou o presidente. 

À Folha de S.Paulo, Sepúlveda Pertence negou ontem que Lula tenha feito qualquer pedido a ele para interceder junto à ministra Cármen Lúcia e disse lamentar que Gilmar tenha dado "declaração sobre conversas, reais ou não, que tenha tido com um ex-presidente da República". 

Mas contundentes mesmo, e irrespondíveis, são as reportagens do Brasil 247 e dos jornalistas Luis Nassif e Luis Carlos Azenha. 

No Brasil 247, a manchete já diz tudo: "De que tem medo o ministro Gilmar Mendes?" 

No blog do Nassif, o jornalista lembra alguns fatos recentes e tortuosos do ministro Gilmar, especialmente a sua ligação estreita com a revista Veja, para desmoralizá-lo completamente. 

E no Viamundo, o blog do Azenha, o jornalista é simples, direto e demolidor: o que o ministro do STF quer é tomar uma vacina contra o que vem por aí contra ele, flagrado que foi em gravações da Polícia Federal.
FONTE: BRASÍLIA,URGENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário