Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governo apresenta texto “da Fifa” negando atraso crítico nas obras da Arena das Dunas


Para o governo do Rio Grande do Norte, não tem fundamento essa história de situação crítica em relação às obras da Arena das Dunas, como publicou nesta terça-feira a Folha de S. Paulo, com base em um relatório da Fifa.
Segundo o secretário da Copa, Demétrio Torres, em vez de 15% como mostrou o jornal, a Arena já está 23,03% concluída.
“O próprio COL (Comitê Organizador Local) foi tão surpreendido por esta notícia quanto nós. A reportagem apresenta números defasados para colocar Natal em posição de risco, ignorando o andamento atual das obras, que seguem em ritmo acelerado dentro do cronograma aprovado pela FIFA e segundo o qual a Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013”, disse Demétrio.

Além do governo, a Fifa também se disse surpresa com o relatório divulgado. E divulgou posicionamento:
Eis:
O documento a que a “Folha de São Paulo” se referia em um artigo publicado hoje é um subsídio para o trabalho de monitoramento interno desenvolvido no final de abril pelo Comitê Organizador Local (COL) e pela Arena, em colaboração com o consultor especial de estádios da FIFA. Este documento é para os especialistas em estádios e pode ser facilmente mal-interpretado se lido fora de contexto e sem conhecimento dos vários parâmetros e critérios de avaliação. É importante destacar que, em trabalhos de construção, mudanças acontecem diariamente e podem ser influenciadas por vários fatores externos (clima, greves,…),  desencadeando alterações significativas no curso dos preparativos. Novas mudanças podem ocorrer rapidamente de verde para amarelo ou para vermelho e vice-versa. O documento é atualizado mensalmente, pois há vários fatores que podem influenciar e afetar a construção. É impossível tirar conclusões sobre o estado dos preparativos tendo por base apenas um relatório, sem avaliar a situação por inteiro.
O que é importante destacar é o progresso significativo feito nas sedes para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, em particular, Salvador, Rio de Janeiro e Recife. Além disso, na reunião de cúpula da Copa do Mundo da FIFA 2014 realizada em Zurique no dia 08 de maio de 2012, a FIFA, o COL e o governo concordaram em trabalhar em conjunto para integrar os sistemas de monitoramento e convergir nos parâmetros de avaliação.

Do Blog - Assim como o relatório divulgado na reportagem da Folha, o posicionamento enviado pelo governo, como sendo da Fifa, não tem assinatura de responsável pela declaração.
fonte: thaisa galvão

Sem comentários:

Enviar um comentário