Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Futebol: Messi bate recorde de Pelé

Lionel Messi não se cansa de bater recordes. Nesta sexta-feira, o argentino superou uma marca de ninguém menos do que Pelé. O atleta do Barcelona marcou o segundo gol do time catalão diante do Athletic Bilbao, pela final da Copa do Rei, e balançou as redes pela 78ª vez na temporada (incluindo as partidas pela seleção argentina), algo que nenhum jogador alcançou na história.
Quem detinha a marca de maior artilheiro em uma mesma temporada era Pelé, que, em 1958, anotou 77 tentos pelo Santos e seleção brasileira. Vale ressaltar que Pelé marcou seus gols no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro daquele ano; os dados de Messi foram alcançados entre agosto de 2011 e o fim da temporada europeia deste ano.
Em 2011-12, Messi terminou como artilheiro do Campeonato Espanhol e Champions League, com 50 e 14 gols marcados, respectivamente. Além disso, o jogador marcou três na Copa do Rei, outros três na Supercopa da Espanha, dois no Mundial e um na Supercopa da Europa. Pela seleção argentina, o jogador balançou a rede duas vezes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e três em amistoso internacionais.

Ainda neste ano, o argentino, três vezes melhor do mundo, já havia se tornado o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais ao ultrapassar César Rodríguez, que atuou pelo clube entre os anos 40 e 50, e marcou 232 gols pelo time.

Pelé em 1958 – A temporada de Pelé em 1958 foi assombrosa. Em sua segunda temporada completa como profissional, ele anotou 58 gols pelo Santos no Campeonato Paulista, um recorde da competição até hoje. No Rio-São Paulo foram mais oito gols. E, em um duelo entre o Santos – campeão estadual – e a Seleção Paulista, mais dois.
Os 68 gols do Rei pelo Santos em duelos oficiais somam-se a nove gols pela seleção brasileira. Seis destes gols foram na Copa do Mundo de 1958, na Suécia – um contra o País de Gales, três contra a França e dois na decisão, diante dos donos da casa. Antes do Mundial, Pelé havia marcado em três amistosos da seleção.
Os 78 gols de Messi em 2011/2012 (de agosto a maio)
50 no Campeonato Espanhol

14 na Champions League
3 na Copa do Rei
3 na Supercopa da Espanha
2 no Mundial de Clubes
1 na Supercopa da Europa
5 pela seleção argentina (3 em amistosos e 2 nas Eliminatórias da Copa)

Os 77 gols de Pelé em 1958 (de janeiro e dezembro)
58 no Campeonato Paulista

8 no Torneio Rio-São Paulo
2 no duelo Santos x Seleção Paulista
9 pela seleção brasileira (6 na Copa do Mundo e 3 em amistosos)



Fonte: ESPN



1 comentário:

  1. sem duvida o messi e melhor que o pelé !!!! pelé foi rei em terra de cego,
    hoje o futebol e muito mais dificil. se fosse hj, pelé seria no maximo, um craque!!! como muintos por ai!!!

    ResponderEliminar