Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

FIFA aprova Copa das Confederações com seis sedes


O Conselho Executivo da FIFA aprovou, em Budapeste, a Copa das Confederações, que acontece entre 15 e 30 de junho de 2013, com seis sedes. Assim, Recife e Salvador se juntam a Brasilia, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. Os membros da entidades estão reunidos na capital húngara para o 62º congresso da entidade.

Segundo o comunicado da FIFA, foram preparados calendários de jogos incluindo quatro, cinco e seis cidades-sedes. A entidade informa que esse procedimento é padrão, em função da importância do evento, e reforça ter confiança na realização do torneio nas seis cidades. Em 30 de maio, serão anunciados a tabela de jogos e os horários das partidas. Pela previsão da FIFA divulgada em fevereiro, a abertura será no Estádio Nacional de Brasília e a final, no Maracanã, no Rio de Janeiro. As oito seleções serão divididas em dois grupos durante o Sorteio Final, previsto para São Paulo, em 1º de dezembro. Os ingressos começam a ser vendidos pouco depois.

Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da UEFA Euro 2012 e da Copa da Oceania de 2012.

Salvador
Em visita do ministro Aldo Rebelo ao Estádio Fonte Nova, em 15.05,  o consórcio construtor anunciou que a arena estava 60% concluída. Entre as fases finalizadas estão a demolição, a reciclagem, a terraplanagem e as fundações. A superestrutura está mais de 95% terminada. A instalação da cobertura, que estava prevista para este mês, foi antecipada para abril e três módulos da estrutura metálica, no setor leste da arena, já foram colocados. Toda a estrutura metálica e cabos de aço da cobertura está na capital baiana.

Recife
Segundo levantamento da construtora no fim de abril, a Arena Pernambuco chegou a 40% de avanço físico e está com o primeiro setor de arquibancadas finalizado. Além do término da instalação da arquibancada da ala sul, o estádio multiuso alcançou seu pavimento mais alto, e 53,5% da estrutura e 62,8% do sistema viário e estacionamentos foram construídos. Também foram iniciados os serviços de acabamentos internos (alvenaria). A evolução segue o plano de aceleração da obra, que é de atuar em todos os setores.

Emblema
A imagem de divulgação da Copa das Confederações de 2013 traz uma estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira. Desde 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira é considerado, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, "o centro de interesse para as festividades do "Dia da Ave", como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil. É comum no Brasil e na América do Sul e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.

* Fonte: copa2014.gov.b

Sem comentários:

Enviar um comentário