Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Expulsos da capital, usuários de crack migram para Campinas

Número de moradores de rua na cidade cresceu 48% desde janeiro.
Secretário diz que operação policial na cracolândia em SP causou aumento.

Do G1 Campinas e Região
3 comentários
O número de moradores de rua em Campinas (SP) aumentou 48% desde o começo do ano, de acordo com levantamento feito pela Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social. O motivo do crescimento, segundo a prefeitura, é a migração de usuários de drogas da cidade de São Paulo após uma operação policial na região da cracolândia da capital paulista em janeiro.
Os locais mais escolhidos pelos novos moradores das rua em Campinas são o entorno da Catedral Metropolitana, do Jockey Clube e do Terminal Central. Até este mês, a prefeitura contou 800 pessoas vivendo nessa situação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, 73% dos moradores de rua consomem drogas ou álcool. O consumo de crack é visto à luz do dia e a população que circula pela região central da cidade reclama da falta de assistência da prefeitura para acolher os andarilhos.
A prefeitura reconhece o problema, mas aposta no plano de enfrentamento das drogas apresentado no mês passado como uma saída. "Nas pesquisas que fizemos pudemos constatar que a maioria deles veio de São Paulo e voltaram ao consumo de drogas. Haverá um trabalho muito forte nas áreas da saúde, reinserção social e trabalho e renda. A demanda de tratamento é sempre crescente. E as nossas estruturas não são crescentes na mesma proporção", explica o secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, Dimas Alcides Gonçalves.
Usuária de crack no centro de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Mulher consome crack na região central de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)FONTE: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário