Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Dentro Frasqueirão, América é campeão estadual de 2012



Foto: Marcos Lopes

Após oito anos, o América conquistou o Campeonato Potiguar 2012, diante do seu maior rival, o ABC, na tarde deste domingo (6), em pleno estádio Frasqueirão. Mesmo jogando com a vantagem do empate, o alvirrubro jogou com propriedade, segurou as ações do alvinegro e levantou o caneco vencendo pelo placar de 2 a 0. Os heróis da partida foram Wanderson e Fabinho, com gols marcados aos 8 e 46 do segundo tempo.
O título alvirrubro representa a virada do time na competição, principalmente, com a chegada do técnico Roberto Fernandes, que chegou ao clube e iniciou a recuperação do time que parecia desacreditado após uma sequência negativa de resultados. O exemplo do excelente trabalho de Roberto está escrito nos clássicos diante do ABC, onde comandante alvirrubro venceu os quatro confrontos seguintes.
O América volta aos gramados, em competições oficiais, no dia 19(sexta-feira), às 21h, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O alvirrubro estreia diante do Goiás, como mandante, em estádio a ser confirmado.
O ABC, no sábado (20), às 16h, também estreia na competição nacional, e visita Ipatinga-MG, no estádio Lamegão.
O jogo
Com 10 minutos de atraso, a partida começou com o América não abrindo o marcador por pouco, com 1 minuto. Na jogada, a defesa alvinegra vacilou, Lúcio roubou a bola, mas não soube aproveitar a oportunidade chutando forte sem direção.
Aos 8, o alvirrubro novamente ameaçou. Após um bate e rebate durante escanteio, Lúcio tentou completar, mas o atacante Léo Gamalho, dando uma de zagueiro, desviou a bola para escanteio.
Mesmo com ABC atuando com três zagueiros, o América aproveitou o posicionamento confuso da defesa alvinegra e seguiu oferecendo perigo sempre com um homem de sobra no setor de ataque.
No lado do ABC, destaque para o meia Raul, arriscando chutes, ainda que se grande perigo, e se apresentando nas principais jogadas ofensivas.
O clássico seguiu equilibrado e estudado, mas com o time do América mais perigoso nos contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pelo alvinegro, necessitando de pelo menos um gol para tirar a vantagem americana do empate.
Aos 28, o ABC quase abriu o placar, com jogada iniciada por Léo Gamalho. Ele chutou e a bola sobrou para Murilo, que arriscou com Ricardo Baiano cortando o lance que seria gol. Um minuto depois, novamente com lateral-direito Murilo, o ABC quase marcou. Em cobrança de falta da meia-lua, ele chutou forte obrigando o goleiro Fabiano a espalmar para a linha de fundo.
Tocando a bola com mais velocidade, o ABC ameaçou o América novamente. Aos 35, Léo Gamalho fez grande lançamento para Jérson, que arrancou e chutou forte para defesa segura de Fabiano.
A resposta do América aconteceu no momento de perigo no fim da primeira etapa. Aos 42, Isac lançou Junior Xuxa que arrancou para área alvinegra e obrigou o goleiro Camilo a praticar boa defesa.
O segundo tempo começou com o ABC jogando contra o tempo e apresentando o mesmo cenário da primeira etapa: um América mais perigoso. A diferença foi que o alvirrubro finalmente aproveitou a oportunidade, e abriu o placar aos 8. Em jogada criada por Lúcio, a bola foi lançada a Wanderson, que arrancou, entrou na área alvinegra e mandou uma bomba para o fundo do gol, para o delírio da torcida vermelha.
Após gol, o técnico Leandro Campos sacou Washington, peça nula na partida, para a entrada de Adriano Pardal. Logo depois, aos 20, o árbitro Leandro Vuaden (Fifa), expulsou o atacante alvirrubro Isac, após levar o segundo cartão amarelo.
Com um jogador a menos, o América recuou e passou a jogar com a boa vantagem e tentando um contra-ataque diante do nervosismo adversário. O ABC, sem alternativa, partiu para cima do alvirrubro e iniciou uma blitz na defesa americana. Aos 27, o alvinegro quase chegou ao empate após lançamento de Bileu para cabeçada de Berg na trave.
Mesmo com um jogador a mais, o ABC não conseguiu transformar a posse de bola em perigo contra a meta do goleiro Fabiano, e viu o tricampeonato dar adeus com o passar dos minutos. O América, por sua vez, seguiu fechado e jogando com inteligência diante da ansiedade alvinegra.
Aos 38, o ABC deu mostras de que não reagiria na final após expulsão de Jerson, que recebeu vermelho após desentendimento com Fabinho. Aos 45, com os gritos da torcida do América de campeão, o zagueiro Fábio Boaventura foi expulso, e ainda viu o time vermelho marcar o segundo através de Fabinho, craque do campeonato, aos 46. A expulsão do zagueiro Cleber, no fim, praticamente não foi notada com a festa da comissão técnica americana e sua torcida.
Ficha do jogo: ABC 0 x 2 América
Estádio: Frasqueirão
Escalações:

ABC: Camilo, Murilo, Flávio Boaventura, Eduardo e Berg; Alisson(Paulista), Bileu, Jerson, Raul (Thiaguinho); Washington (Adriano Pardal) e Léo Gamalho. (Técnico: Leandro Campos).
América: Fabiano, Norberto, Cleber, Edson Rocha e Anderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Marcio Passos e Junior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo). (Técnico: Roberto Fernandes).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa) – RS

Assistentes: Cleriston Clay (Asp. Fifa) – SE e Thiago Gomes Brigido(Asp. Fifa) -  CE
4º árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (CBF) – RN

Cartões: América (amarelo – Isac); ABC (amarelo – Fábio Boaventura); ABC (amarelo – Alisson); América (vermelho – Isac); Jerson (vermelho – ABC); ABC (vermelho – Fábio Boaventura) e Cleber (vermelho – América).
Fonte: DN Online/ BLOG DO BG

Sem comentários:

Enviar um comentário