Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Demissão de Domício não acaba com a crise


Domício sai, mas crise continua
Secretária-adjunta assume Sesap interinamente, mas diz estar tomando conhecimento da situação
Jéssica Barros
jessicabarros.rn@dabr.com.br

Após repercussão nacional sobre a crise que se instalou na saúde pública potiguar, foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado a exoneração, à pedido, do então titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o médico urologista Domício Arruda. Na publicação, a secretária-adjunta Dorinha Burlamaqui assume a pasta até nova nomeação de novo titular para a Sesap. O Diário de Natal tentou ouvir Domício Arruda, que se negou a dar declarações "por estar de férias". Segundo a assessoria de imprensa da Sesap, Dorinha Burlamaqui disse estar tomando conhecimento sobre a situação da saúde no estado e não falará com a imprensa até se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini, sem data prevista.

Josefa de Moura, 78, aguarda encaminhamento para cirurgia. Sua acompanhante reclama de descaso no atendimento. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
A reportagem do Diário voltou ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior da rede pública de saúde potiguar, na manhã de ontem para constatar se permaneciam as irregularidades denunciadas em matérias anteriores e encontradas pelo Ministério Público Estadual (MPE) em inspeção realizada na última segunda-feira.

O restante do lixo comum do hospital que se amontoava próximo à copa do Walfredo havia sido removido no fim da tarde de quarta-feira. Entretanto, persiste o problema de macas lotando os corredores do HWG, assim como as reclamações dos pacientes também. Como relata Nubia de Souza, que está acompanhando desde o último dia 30 Josefa de Moura, de 78 anos. Ela diz que a idosa chegou ao Walfredo Gurgel com o braço quebrado e desde segunda-feira está em uma maca num dos corredores do hospital sem ter tido acesso a nenhum tipo de medicação, apesar das dores e idade avançada.

Josefa de Moura espera um encaminhamento para uma cirurgia ortopédica, especialidade que está com atendimentos comprometidos desde a última sexta-feira em razão da suspensão das atividades da Cooperativa dos Médicos do RN (Coopmed). Nubia de Souza diz ainda que se um gestor do poder público trocasse de lugar com aqueles que utilizam a rede pública de saúde do estado veria como é péssima a situação. "Para eles [os gestores] está tudo muito bom, mas a nossa saúde está indo de mal a pior", completa Nubia.

Relatório

Previsto para ser entregue até o final desta semana, o relatório do Ministério Público Estadual sobre a situação da saúde pública no estado, principalmente o caso do Hospital Walfredo Gurgel, deverá ser apresentado à imprensa por meio de uma coletiva com a promotora Iara Pinheiro prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (7). Segundo a assessoria do HWG, 16 pacientes morreram no hospital nos últimos quatro dias, mas as principais causas dos óbitos não foram informadas.

A greve dos servidores da saúde do estado se mantém e nenhum acordo ainda firmado. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (SindSaúde), Marcelo de Melo, a greve continua e novas atividades estão previstas pelo sindicato. Na tarde de ontem, o SindSaúde e outros cinco sindicatos de servidores da saúde realizaram um ato público na avenida Rio Branco, em Cidade Alta. 

fonte diario de natal

Sem comentários:

Enviar um comentário