Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Crise no Governo Rosalba: Nove já foram exonerados dos seus cargos




Com a saída do ex-secretário Estadual de Saúde Domício Arruda da pasta ocorrida nesta quarta-feira, 02,esta blogueira resolveu fazer um levantamento dos nomes de ex-titulares de pastas importantíssimas do governo Rosalba que foram exonerados entre o último trimestre de 2011 e o primeiro de 2012.
Entre os nomes aparecem o vice-governador, Robinson Faria, que era titular da Secretaria de Recursos Hídricos, e outros oito. Eu disse oito. A saída de Robinson foi o desfecho da crise entre o Democratas e o PSD, partido comandado por ele no estado.
No dia seguinte,  o ex-secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, deixou o governo, segundo o próprio, “exclusivamente em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria”.
Em ambos os casos, ao que se vê, a motivação foi puramente política. Mas outros motivos provocaram, por exemplo, a saída de Fábio Hollanda da SEJUC. Neste caso, a motivação foi a crise na Secretaria e deficiência de gestão e limitação de recursos.
Independentemente do que estimulou tais decisões, o número é considerado alto, visto que faz pouco mais de um ano que Rosalba assumiu o estado garantindo que “Faria acontecer”.
E até agora nada, ou pelo menos muito pouco foi feito. Prova disso, é o caos que o estado vivencia. É uma verdadeira crise.
Confira os nomes:
Robinson Faria – Saiu da Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos) por causa de uma crise entre o DEM de Rosalba e o PSD, partido comandado por ele no RN.
Paulo Tarso  Fernandes -  O ex-secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, deixou o governo também ontem, segundo o próprio, “exclusivamente em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria”
Tatiana Mendes Cunha – Ex-consultora do Estado. A decisão de deixar o cargo não partiu dela , e sim,  da própria governadora, que lhe chamou para uma conversa  na residência oficial para o anúncio.
Marcelo Toscano  – O engenheiro Marcelo Toscano foi exonerado do cargo de diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) porque tinha sido indicação do também exonerado Robinson Faria após rompimento com o governo.
Thiago Cortez – O advogado Thiago Cortez pediu exoneração do cargo de Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, SEJUC, alegando motivos particulares e a necessidade de retomar as atividades em seu escritório de advocacia. Ele permanece na assessoria jurídica de Rosalba Ciarlini, onde desempenha esta atividade há váriosanos.
Fabio Holanda – O ex-Secretário de Estado da Justiça e Cidadania(SEJUC)  Fábio Hollanda entregou o cargo alegando da falta de autonomia para comanda a pasta e nomear auxiliares. Lamentou também deficiência de gestão e limitação de recursos.
Saulo Carvalho  – O ex-diretor da Potigás, Saulo Carvalho,diz que saiu por questões políticas.
Ramzi Elali – Empresário estaria insatisfeito com isolamento no governo. As circunstâncias que levam à saída de Ramzi Elali motivaram diversas especulações. Nem ele, nem o governo quis confirmar os comentários de bastidores de que sua saída estaria relacionada ao descontentamento por não estar sendo convocado para reuniões importantes de governo que dizem à Copa do Mundo e ao turismo; e a falta de condições estruturais, que se tornou insustentável na semana passada com o corte de energia elétrica na sede da Seturde, por inadimplência.
Domício Arruda- Após ter declarado que não iria se pronunciar sobre a situação da saúde no RN, pelo dia se tratar de um feriado ele foi exonerado do cargo.

Por Gláucia Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário