Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cheia do rio Solimões inunda nove cemitérios no Careiro da Várzea (AM)


Rio alagou 90% da cidade e já desabrigou mais de quatro mil famílias.
1.344 alunos estão fora das salas de aula e escolas receberão afetados.

Marina SouzaDo G1 AM
2 comentários
Nove cemitérios do município estão submersos (Foto: Chico Batata/Agecom)Nove cemitérios do município estão submersos (Foto: Chico Batata/Agecom)
A cheia do rio Solimões já deixou nove cemitérios do município de Careira da Várzea, a 25km de Manaus, debaixo d'água. Apenas um cemitério municipal não foi submerso pelas águas do rio. De acordo com a prefeitura do município, 90% da cidade foi atingida pela cheia.
Segundo a chefe do gabinete municipal, Carla Andréa, somente o Cemitério do Distrito de Autaz Mirim não foi alagado. "Todos os outros já estão submersos. A situação é grave", informou.
Cerca de quatro mil famílias foram atingidas pela cheia do rio Solimões. Os desabrigados são cadastrados pelas defesas Civil do município e do Estado, e deverão receber bolsa-auxílio no valor de R$ 400. Mais de 1.200 cestas básicas também já foram entregues na cidade. Três escolas são preparadas para receberem as famílias.
Ainda de acordo com a chefe do gabinete, 18 escolas municipais tiveram atividades paralisadas, deixando 1.344 alunos fora da sala de aula. Além disso, cinco postos de saúde seguem fechados no Careiro da Várzea, cancelando uma média de 150 atendimentos médicos diários.
Carla Andréa afirmou ainda ao G1 que 90% do município de Careiro da Várzea já foi atingido pelas águas do rio Solimões. Há chances de a enchente deste ano ultrapassar a histórica, registrada em 2009. "Só faltam 40 centímetros para atingir à cota da cheia de 2009", afirmou.
Cheia no Amazonas deixa mais de 30 cidades inundadas (Foto: Arte/G1)
Cheia no Amazonas deixa mais de 30 cidades inundadas (Foto: Arte/G1)

Sem comentários:

Enviar um comentário