A atriz Carolina Dieckmann chegou à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Centro, por volta das 9h00 desta segunda-feira. A artista será ouvida sobre o caso do vazamento de fotos em que ela aparece nua num site pornográfico. Ela chegou à distrital acompanhada do marido, Tiago Worcman, e não falou com a imprensa.
Foto: Ag. News
Atriz chega à delegacia | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
O advogado da atriz, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, informou que já entrou em contato com o departamento jurídico do site na Inglaterra — que divulgou as primeiras imagens —, solicitando formalmente a retirada das fotografias do ar.
“As fotos continuam no site. Eles se comprometeram a retirá-las se ficar comprovado que as imagens são de Carolina. Vamos mostrar, através de notícias de jornais, o prejuízo à imagem dela no Brasil”, disse o advogado, que hoje acompanhará a atriz à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), para registrar a ocorrência.
COMPUTADOR NO CONSERTO
Carolina foi vista beste domingo pela primeira vez depois que as fotos vazaram, em um posto de gasolina no Leblon, em seu carro. As 36 imagens da artista, algumas com ela completamente nua, estavam no computador portátil, que sofreu pane há dois meses e foi levado para assistência técnica.
O advogado preferiu não apontar suspeitos. “Vamos deixar que a polícia chegue ao responsável através do inquérito”, diz Kakay.
O advogado elogiou a atitude da atriz, que não cedeu à chantagem e enfrentou o risco da exposição de sua intimidade. Há um mês, Carolina recebeu um e-mail com exigência de R$ 10 mil para não divulgar o material. “Expuseram até o filho, o que é mais grave ainda. Ela tem se portado de maneira muito digna”, diz.
Kakay afirmou que pretende entrar nesta segunda com duas ações na Justiça. Uma inibitória, com aplicação de multas diárias para sites que mantiverem imagens da atriz no ar. E outra, criminal, para penalizar os responsáveis que fizeram cópias das fotografias que estavam no computador de Carolina e divulgaram-nas na Internet.
Denúncias de crimes na rede crescem 40%
Denúncias de crimes na Internet, envolvendo a divulgação de fotos, vídeos e textos proibidos pela legislação brasileira, aumentaram 40% no mês passado em relação ao mesmo período de 2011. Subiram de 3.310 denúncias, contra 4.632, segundo estatísticas da Safernet Brasil.
Para o especialista em segurança virtual Rodrigo Nejm, vítimas de crimes cibernéticos podem solicitar a retirada de sites do ar. “O problema é que, até conseguir isso, outras pessoas podem ter feito cópias do conteúdo”, diz ele.
Diretor de Prevenção da Safernet, ele afirma que é preciso ter cuidado com o que vai para a rede, que funciona como uma imenso outdoor. “O nosso comportamento na Internet deve ser baseado em uma conduta de muita responsabilidade”, defende Rodrigo Nejm. 


fonte: o dia on line