Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

“Blogosfera está provocando úlceras”




ImageAltamiro Borges

A frase-título acima, na realidade uma brincadeira de Altamiro Borges, um dos principais ativistas da rede, diretor do portal Barão de Itararé e um dos organizadores o evento, tem muito de verdade. Não faltam exemplos do papel fundamental – e revolucionário – da blogosfera atualmente na comunicação brasileira. 

Na véspera do III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que começa amanhã em Salvador (leia mais), Miro encontrou um espaço na sua agenda às vésperas do encontro para nos contar o que estará em questão durante a realização deste III BlogProg. Acompanhem a entrevista. 

Miro, o que há de novo nas discussões deste ano?

[Altamiro Borges] A blogosfera está provocando ataques de úlcera em muita gente. A força da rede aumentou muito e, em contrapartida, os ataques contra nós, também. Isso só comprova que a blogosfera incomoda muita gente. Por isso, esta terceira edição terá como foco a defesa da blogosfera e da liberdade de expressão.

Quais são as principais ameaças hoje?

[Miro] A blogosfera passou a receber muitos ataques. Basta ler a edição da semana retrasada da revista Veja que só faltou pedir censura abertamente na internet. O ódio contra a blogosfera está expresso nos editoriais como o de O Globo, nas colunas dos jornais e na fala dos comentaristas nos programas de TV. O sinal para nós é claro: a blogosfera está sim, incomodando muita gente.

Chamo a atenção, ainda, para um outro aspecto. O processo de judicialização da censura. Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, por exemplo, respondem a dezenas de processos. Perseguições locais também ocorrem com blogueiros que não são tão conhecidos como ambos, mas estão lá, no dia a dia, na luta. Vejam o caso do Gusmão no interior da Bahia, do Ismael Moraes no Paraná, do Lúcio Flávio no Pará. 

Nós vamos, inclusive, fazer uma homenagem ao blogueiro Edinaldo Figueira. Petista e presidente do diretório municipal do PT em Serra do Mel, ele foi assassinado com três tiros, aos 36 anos, no Rio Grande do Norte no ano passado.

Você está à frente da organização do BlogProv desde sua primeira edição. Alguma mudança na estrutura?

[Miro] Em 2010, as manipulações promovidas durante a campanha eleitoral deram o tom daquele primeiro Encontro. Já em 2011, nosso foco foi defender a democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o marco regulatório da mídia. Agora, essas bandeiras de luta continuam, mas, estamos agregando – dando mais ênfase – a defesa da blogosfera e a luta pela liberdade de expressão. 

Nós esperamos cerca de 200 pessoas amanhã em Salvador. As mesas de debate suprem boa parte das demandas dos blogueiros. Mantivemos a estrutura dos anos anteriores, com debates simultâneos e promovidos por mesas autogestionadas. É a forma de abrangermos toda a pauta solicitada pelos blogueiros. Quero lembrar, ainda, para quem não puder comparecer, que a TVT irá transmitir todo o III BlogProg ao vivo. Para quem quiser acompanhar, entre no site da TVT.

Fonte: Blog de Zé Dirceu

Sem comentários:

Enviar um comentário