Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Baixo nível de testosterona aumenta diabetes em homens


O baixo nível de testosterona está relacionado a uma resistência à insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar do organismo, segundo estudo da Universidade de Edimburgo. A testosterona age sobre as células de gordura através de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e diabetes. A descoberta pode explicar ainda porque homens mais velhos têm mais risco de desenvolver diabetes, já que os níveis de testosterona diminuem com a idade.

— Sabemos que homens com baixos níveis de testosterona são mais vulneráveis à obesidade, o que também pode desencadear o diabetes. Este estudo mostra que a baixa do hormônio é um fator de risco para o diabetes não importa o quanto a pessoa engorde: conforme os homens envelhecem a testosterona diminui. E isto, com o aumento da obesidade, aumentará a incidência de diabetes — explica o endocrinologista Kerry McInnes, da Universidade de Edimburgo.

No estudo, camundongos que não tinham os receptores de andrógenos nos tecidos gordos mostraram mais sinais de resistência à insulina que outros camundongos e também se tornavam mais gordos e desenvolviam total resistência à insulina quando os dois tipos de camundongos eram alimentados em um regime de muitas calorias.

Os pesquisadores acreditam que a proteína RBP4 tem papel crucial para regular a resistência à insulina quando a testosterona está comprometida. Para eles, a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos que regulem a produção dessa proteína e reduzam o diabetes em homens com baixa de testosterona.

Da Agência O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário