Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ATÉ QUANDO A VIOLENCIA CONTRA OS BLOGUEIROS VAI CONTINUAR?


Por Marcos Fonseca
"Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras". (Declaração Universal dos Direitos Humanos).
Tenho dado a minha opinião sobre a onda de violência cometida contra os blogueiros por pessoas que não conseguem conviver lado a lado com o direito de informar e mostrar diferentemente ao mundo, que as coisas não são como os "poderosos" pintam.

A minha opinião é de repúdio e indignação. Vivemos em um estado de direito, onde as pessoas são livres para pensar e omitir as suas opiniões contra ou a favor, indiferentemente do que outros pensem.

Aqui em Guamaré, o blogueiro Josivan Dantas do blog Guamaré em dia, (http://guamareemdias.blogspot.com.br/) teve seu carro depedrado por exercer o seu direito de opinar sobre o contidiano do municipio. Josivan tem incomodado muita gente com seu estilo de escrever.

Em Serra do Mel (RN), Ednaldo Filgueira, 36 anos, presidente do PT municipal de Serra do Mel, colaborador do blog Serra do Mel (http://www.serradomel-rn.com) e jornalista comunitário, não teve melhor sorte,foi assassinado na noite do dia 15 de novembro do ano passado, ao receber seis tiros de homens não identificados.

O motivo: Ednaldo teria publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura.

No ano de 2007, na cidade do Assu (RN), o blogueiro Juscelino França (http://juscelinofranca.blogspot.com.br/)  foi surrado com um  facão pelo um dirigente do PMDB local. Juscelino França era uma grande dor de cabeça para alguns políticos a quem ele fazia oposição abertamente. Com medo de outras represálias ele deixou de escrever por vários dias.

Em abril deste ano, na Paraiba, o jornalista Fernando Perissè publicou um artigo em tom de desabafo pedindo ajuda ao Governo Federal, após constantes intimidações que vem sofrendo por parte de pessoas ligadas ao prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PTB). Em depoimento,um dos suspeitos disse que  Fábio Tyrone Braga, planejava contratar uma pessoa para ‘surrar’ Perissè devido as críticas feitas na imprensa ao prefeito.  

Já O blog Portal Catingal de Manoel Vitorino (BA) (http://www.portalcatingal.com.br/) foi atacado por hackers e teve todas as postagens excluídas. Motivo: O blog criou um mural de recados abrindo espaço para o povo falar e formar opinião, o povo revoltado com a administração local, escrevia no mural de recados, cobrando, reivindicando suas necessidades e denunciando as mazelas de alguns políticos desonestos.

Eduardo Bozzetti, de 38 anos, é autor do blog Gotas de Ácido (http://acidoevenenoso.blogspot.com.br/). O rio-grandino, que divide seu tempo entre o trabalho e a universidade, decidiu criar o espaço em 2010 para fazer análises e críticas ferrenhas a todas as esferas de governo. A ideia do blog surgiu devido a uma comunidade do Orkut, criada em 2008 sob o nome "Rio Grande, a cidade",  da qual ele fazia parte e  usava para denunciar atos da administração e do legislativo municipal.

A ação mais recente dos "poderosos" que não conseguem conviver com opiniões contrárias, aconteceu em Caiçara  do Rio dos Ventos (RN), contra o o blogueiro Alfeu Dagata Junior (http://diariocaicarense.blogspot.com.br/) que faz oposição a prefeito,teve sua casa incendiada por desconhecidos.

Depois de sofrer a primeira tentativa tentativa de incêndio a sua residência, o bloguiero voltou a sofrer novo ataque no último domingo, quando um elemento desconhecido ateou fogo a sua casa na fazenda Carrapateira, na zona rural do município. Além disso os suspeitos levaram o seu Lap-Top, Maquina Fotográfica Digital e 8 pen drives que estavam com documentos incriminatórios sobre prestações de Contas da Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio do Vento.

A violência contra os blogueiros é grande e assombrosa, basta fazer uma pesquisa no Google sobre o tema, que o leitor vai ver o tamanho de deste problema.

Até quando vamos ter que aturar esta violência? Está na hora de um basta nesta situação.

fonte: guamaréemdias

Sem comentários:

Enviar um comentário