Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aos 104 anos, Oscar Niemeyer é internado com infecção respiratória


O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, com quadro de infecção respiratória (pneumonia) e desidratação. Ele chegou à unidade no início da noite desta quarta-feira. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o médico Fernando Gjorup informa que o estado clínico do paciente é estável, mas inspira cuidados.
Niemeyer está na Unidade Intermediária (UI) e, no momento, recebe tratamento com antibiótico venoso e soro. Ele está lúcido e respira sem a ajuda de aparelhos. A equipe médica que o acompanha emitirá um novo boletim nesta sexta-feira.
Em abril de 2011, o arquiteto passou 12 dias internado também no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.
Em 11 de junho de 2009, Niemeyer foi internado no Hospital Cardiotrauma, também no Rio, com dores lombares. Ele enfrentou uma bateria de exames e recebeu alta horas depois. Na ocasião, os exames e uma tomografia diagnosticaram que o arquiteto estava com uma lombalgia. Em setembro do mesmo ano, ele foi submetido a duas cirurgias, uma para a retirada da vesícula, e outra para a extinção de um tumor no intestino. As duas intervenções foram realizadas no Samaritano.
Três anos antes, Niemeyer ficou 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia. Exibindo disposição, em abril do mesmo ano o arquiteto voltou à atividade para acompanhar a obra do Caminho Niemeyer, em Niterói, do outro lado da Baia da Guanabara. A construção de nove prédios, que vão se juntar a três que já foram erguidos, será o maior complexo arquitetônico assinado por ele.
Fonte: O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário