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sexta-feira, 27 de abril de 2012

O tamanho da mobilidade


Segue artigo de Lidiane Lira sobre os recursos da mobilidade anunciados esta semana pelo Governo Federal.
Alguma coisa sobre as obras de mobilidade não encaixa. Em matéria da Secretária de Comunicação do Governo Federal foram mostradas cidades e valores que serão utilizados no PAC da Mobilidade.
Para o Rio Grande do Norte, serão  destinados R$ 240 Milhões, divididos em R$ 104 Milhões para a Prefeitura de Natal e R$ 136 Milhões para o Governo do Estado.
Segundo números declarados pelo secretário da SECOPA (via Twitter), Jean Valério, é mais do que isso.
Serão R$ 300 mi + R$ 240 mi + R$ 104 mi (do PAC da Mobilidade) +  R$ 136 mi para o VLT + 126 mi (para túnel + drenagem). Total =  R$ 910 Milhões.
O fato curioso é que o gráfico do PAC da Mobilidade mostra Natal como a sétima cidade em recursos recebidos, ficando a frente apenas de Aracajú, que não foi incluída, e Teresina, que receberá R$ 6 Milhões a menos; e atrás de Maceió e João Pessoa, que não serão sedes de Copa do Mundo.
Fazendo o comparativo com João Pessoa, por exemplo, R$ 356 Milhões para rede integrada de corredores de transporte público;
A responsabilidade da Prefeitura de Natal é o projeto de reestruturação de corredores de transporte – R$ 104 Milhões; e de responsabilidade do Governo do RN, a revitalização  da linha Ribeira-Extremoz, o que não se pode chamar de VLT propriaramente dito.
Ou os paraibanos fazem milagre e são mais competentes (e competitivos),  ou nós temos problemas altamente complexos, somados com projetos não aprofundados e uma comodidade sem fim.
Note-se que a capital paraibana terá VLT para toda sua  área metropolitana, fazendo a integração com os demais sistemas, e ainda fará um viaduto com apenas os recursos da mobilidade.
Já Natal – sede da Copa – um arremedo de reestruturação de corredores de ônibus com traços técnicos de  VLT, mas na prática uma repaginada  do serviço de trem urbano.
Se assim não fosse, como ter um VLT atravessando a cidade até Extremoz sem verificar, inspecionar e reforçar a Ponte de Igapó?
Ou seja, essa propagação de que Natal terá VLT soa como engodo, já que o projeto não diz claramente ao Governo Federal do que se trata, e assim como não dizem como ter acesso a esses projetos detalhados.
Depois de publicado no Diário Oficial da União, as cidades terão 18 meses para terminar os projetos, o que demonstra de que o dinheiro não está liberado, o que existe é uma perspectiva, assim como boa parte dos demais valores que se espera chegar ao RN, da somatória do PAC da Copa e do PAC da Mobilidade.
É muita estrada ainda a se percorrer até lá. Com  ou sem VLT!
fonte laurita aruda

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