Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

JANDAÍRA: Quadra pra que te quero?

Saudades.......... Só Restou o Lixo

Eh... tempo boom, não volta maaais! Quem sabe? Foice o tempo em que a quadra era o lugar de encontro da juventude jandairense. Hoje, ela está assim, está cheia de jogadas! Jogadas de futebol? Não, jogada ao abandono.

- Senhor redator deixe de gaiatice rapaz! Fale sério cara!

Está bem. Vamos lá. As fotos mostram o estado em que se encontra aquele que foi, durante anos, o maior palco do esporte jandairense. Permito-me abrir aqui um parêntese. Quando o governo do Estado anunciou a demolição do maior estádio de futebol do RN para a construção de uma grande Arena para a copa de 2014 pensei: só acredito vendo.

Pois aconteceu! Meninos eu vi! Vi uma retro escavadeira começar a demolição pela frasqueira, antigo local onde se posicionava a torcida do ABC. Também vi uma máquina puxando dois cabos de aço encerrar o serviço pelo lado da torcida americana.
Tive pena, não das paredes, concretos, da parte física que se tornou uma montanha de entulho, mas daqueles que fizeram historia nos gramados do Castelão, daqueles que fizeram história nos gramados do Machadão. Imagino o que sentiu Alberi, Souza, Marinho Chagas e tantos outros artistas da bola vendo o tablado ser destruído.

Não que eu seja contra uma copa ou contra a construção de uma grande arena, mas a favor da história. História imortalizada com as inesquecíveis conquistas e por que não dizer das frustrações? Afinal, vivemos de vitórias e derrotas. Vivemos de alegrias e tristezas. A destruição do Poema de Concreto Armado, como diária Cortez Pereira, foi uma tristeza, assim como, ver uma quadra completamente abandonada é uma tristeza.

Imagino o que pensam os craques jandaireses. Imagino o que sentem Panico, Timba, Nildo, Nenem, Kênio Cabeção, todos que deram alegrias e tristezas as torcidas do Grêmio, do Time do Posto, do América da Rua Vala. Enfim, não precisamos descrever o que vemos nas fotos. Precisamos apenas dizer o quanto é importante uma praça esportiva.

Mas se já temos um ginásio! Quadra, pra que te quero? Para quê queremos uma quadra?

Queremos quadra por que esporte é saúde, esporte é educação, esporte é lazer e esporte é inclusão social. O esporte coloca em igualdade o menino da Rua da Vala e o menino da Rua da Frente. 

Durante anos, o povo da rua da vala e o povo da rua da frente ficaram lado a lado na mesma arquibancada. Para essa gente, muitas vezes discriminada, o esporte significa mais do que saúde e educação, significa ser visto, ter um lugar na sociedade e dispor dos bens e serviços públicos.

As imagens são o retrato do abandono. Mas, também, amigos jandaírenses, não vamos esperar que o poder público faça algo que os gestores não gostam de fazer. O esporte não rende dinheiro para os gestores.

 - Mas o que isso quer dizer? Pra bom entendedor...

A prefeitura abandonou, talvez, porque não queira ter trabalho e gastos com o esporte sabe deus por que. Então vamos nós! A quadra é um bem público! Vamos fazer um mutirão, vamos nos unir, arregaçar as mangas e cuidar do nosso patrimônio.

Se o lixo está tomando conta, os alambrados estão destruídos, os muros quebrados, as arquibancadas cheias de mato, se não há mais a marcação da quadra, vamos lá, vamos mudar o retrato do abandono e fazer um “MUTIRÃO” para recuperar a nossa quadra, a nossa história e ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida.

QUEM FOI TU???, QUEM SOIS AGORA!!!!!!!!!!!

NOSSA!!!!!!!!!! SOCORROOOO................

AQUI JA HOUVE MUITOS CAMPEONATOS E ATE O FEST MELÃO

DAR VONTADE ATE DE CHORAR!!!!!!!!

O QUE ISSO?????????

JA FOI MUITO IMPORTANTE PRA JANDAÍRA

UM DIA TEVE JOGOS DO ESTADUAL!!!!

   
    


6 comentários:

  1. e verdade so sabe quem tem cuidado mas como seulmo num quer costruir não podemos fazer nada... e sim podemos fazer muitas coisas podemos reconstruir

    ResponderEliminar
  2. é mesmo isso vem desde o tempo de Silvano.. vai mostrar blogueiro as coisas que o prefeito Fabio Marinho fez, as mais de 600 casas que ele construi e deu as familas da nossa cidade a recuperação das praças, a nova creche.... ah isso vc nao ver né?

    ResponderEliminar
  3. Amigo blogueiro, como vc é modesto!
    Na verdade nessa mesma situação ñ existe apenas a quadra de esporte, mas tbm vários outros prédios públicos como:A praça por trás da igreja católica que está se acabando, os bancos quase ñ existem mais, a grama essa na verdade nunca existiu...E as árvores q lá existem foram plantadas pelos moradores.Se ñ, apenas o piso existia.Tbm temos a praça da rua larga.Que está inacabada há mais de um ano.Vivia cheia de lixo e mato por toda a parte...Mas, como haveria a Festa de emancipação da cidade, mandaram tirar o lixo, o mato e até mesmo pintar o meio fio do calçamento daquela rua.
    Isso é uma vergonha !!!( E ainda tem mais, é só prestar atenção!!)

    ResponderEliminar
  4. Muito bom o texto de Wendell Câmara, parabéns.

    ResponderEliminar
  5. nossa fico muito triste em saber como ta o estdo da quadra.um dia ate agnt discutia foi fabinho q fez eramos todos pequenos discutindo qual o prefeito q fez mas p/ jandaira.foi vice campeao nessa quadra no primeiro campeonato sub 17 ainda lembro da final.espero que ñ so a quadra mas todos patirmonio de janda possa ser zelado reconstuido.

    ResponderEliminar
  6. Kenio Fermnandes
    Obrigado meu amigo pela lembrança, lembrando ainda do Amaro, Udenilson, Vennici iniciando a jogar com todos nós e tambem ganhando titulos com o time do posto. É lamentavel ver o estado que se encontra um lugar que poderia muito bem está sendo utilizado pelas escolas do municipio para atividades escolares, e com isso não oculpandoo espaço de treino do ginasio municipal. Somente lembranças que ficar...am em nossa mente, de ter jogado estadual representando o nosso município, jogos escolares e festividades de tradição como vaquejada e fest melão. É uma pena que tenha chegado a este ponto de abandono total. Ótima publicação que o trabalho seja sempre feito desta forma com integridade e infomando a nossa populção fatos que estão acontecendo em nosso municipio e ninguem apontava com coragem de relatar, mas agora temos a informação com verdade pq está aos olhos de todos, erros absurdos que ninguem poderá deixar passar em branco jamais.

    ResponderEliminar