Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

JANDAÍRA: De volta ao caso: Grupo de ambientalistas encontra lixo hospitalar em cavernas de Jandaíra



Quando tudo parece calmo, traquilo, sereno, céu azul, como céu de brigadeiro eis que surge um fato! E, pronto esta garantida uma semana de assunto na maloca querida di din donde nós passemo dias feliz de nossas vida (Adoniran Barbosa). 

A culpa é dessa danada da internet! Num é que ela chega a todo o canto mermo rapá. Como dizem os espertos, a culpa é da imprensa, nunca dos gestores. E agora, com a internet, aparece aqui esse tal de cavernature.blogspot.com. pra mostrar com fotos, uma prova cabal, o que na verdade não aconteceu. Isso é uma ilusão de ótica, uma montagem. Pode ser tudo, menos o que esta evidente.

Há alguns meses deu no blog cavernature.blogspot.com. com o título “DESCASO”. Um grupo de jovens ambientalistas encontrou material hospitalar e medicamentos vencidos, misturados a lixo hospitalar, em caverna do município de Jandaíra/RN. Em meio ao material, os jovens encontraram um documento com o timbre da prefeitura local e um documento com o nome do tesoureiro da prefeitura.

Mas, senhoras e senhores, segundo os gestores, isso não é o que parece. Ao invés de reconhecer o erro e procurar corrigi-los os gestores da saúde pública tentam empurrar a sujeira para debaixo do tapete. Até hoje não houve uma explicação convincente para o fato e ficaram as perguntas. Que material é esse? Porque ele foi desperdiçado? Qual o tamanho do prejuízo financeiro para o município com desperdício? Quantas pessoas deixaram de ser beneficiadas? Afinal, o que foi que houve? 

 As fotos publicadas no blog mostram a verdadeira face do que o jovens chamaram de descaso em Jandaíra. As imagens captadas pelo fotógrafo mostram os dois extremos do município. De um lado o enorme potencial das cavernas, um patrimônio natural, que se bem explorado poderia garantir o sustento de muitas famílias por meio do turismo ecológico e de outro a face da incompetência que está instalada na secretaria de saúde municipal.  

No ultimo dia 26 de Agosto, o grupo Cavernature relatou o descaso que estava ocorrendo na Gruta do Olho d’ água do Mamédio, onde Kites do Programa Nacional Brasil Sorridente foram jogados em um lugar de difícil acesso na cavidade.

Os jovens relataram que procuraram a Secretaria de Saúde de Jandaíra para buscar esclarecimentos. A resposta que obtiveram foi que o material encontrado não pertencia ao município e que provavelmente pertencia a algum município vizinho, informaram também que já haviam enviado dois ofícios à Regional de Saúde.

Nada foi feito e o grupo resolveu ir novamente à caverna, dessa vez, entraram na cavidade e encontraram um crime ambiental de maiores proporções, além dos Kites, havia também diversos materiais hospitalares usados, como: seringas, equipamentos de aplicação de soro fisiológico, diversos envelopes de comprimidos, entre outros medicamentos (Genéricos).

Além da grande quantidade de lixo hospitalar encontrado, também foi achado um documento, já em péssimas condições por causa da caverna ser muito úmida, constando o nome da prefeitura municipal de Jandaíra. Segundo relatado no blog, mais uma vez os jovens recorreram à prefeitura que rapidamente se comprometeu a solucionar o problema já que o grupo tinha provas para denunciar aos órgãos competentes.

Foi feito o acordo de que a prefeitura limparia a cavidade e faria uma avaliação do solo e da água para verificar se a caverna estaria contaminada com algum componente químico. No entanto, o grupo comunicou o ocorrido ao CECAV (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de cavernas). Por um lado, parabéns aos jovens, por outro só nos resta lamentar.















Sem comentários:

Enviar um comentário