Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Ações viram armas contra Jornalistas

A divulgação, esta semana, da notícia de que vários integrantes dos três poderes ajuizaram ações contra o site "Congresso Em Foco", procurando puni-lo por ter veiculado reportagens sobre super-salários pagos pelo erário, deve ser vista por consumidores de informações como uma agressão a seu direito de recebê-las.

Há tempos se dissemina entre detentores de poder no Brasil uma conduta no sentido de tentar acuar a imprensa nas barras da justiça a fim de que ela não mais tente e possa combater privilégios.

Infelizmente, esta onda já se faz presente no Rio Grande do Norte, onde o ajuizamento de ações em escala, frequência e sequência industriais passou a constituir a estratégia com que a enfermeira Fafá Rosado, prefeita de Mossoró, e seus familiares e auxiliares no governo local tenta silenciar periodistas, principalmente Carlos Santos, responsável por um dos blogs mais recorridos pelos conterrâneos interessados pelos fatos políticos.

Ocupei o pólo passivo de dezenas de ações que políticos eventualmente fortes, empresários desonestos e picaretas de modo geral protocolaram contra mim, e também enfrentei na justiça pessoas honestas que inimigos meus situados à sombra induziram a tentar me combater nos tribunais. Sei o quanto o profissional é admoestado nestas ocasiões e a partir delas. Ele sofre, mas a cada nova ação quem mais se prejudica é a liberdade de informar e de ter e formar opinião.

Ameaças

Depois de receber através da internet várias ameaças à sua integridade física, o advogado José Fernandes Braga, editor do blog "Campestre Cidadão", levou a polícia a investigar e a descobrir que elas partem de alguém baseado em São José de Campestre, sua trincheira de luta, faltando agora só identificar precisamente o autor.

Intimidar

Segundo o blogueiro Marcos Dantas, um dos mais acreditados no Rio Grande do Norte, o desportista Isaias Pessoa, presidente do Caicó Esporte Clube, tentou intimidar um narrador esportivo seridoense, Francisco Silva, na noite da última quarta-feira, 25, quando este participava de um programa na rádio Caicó AM. Outros profissionais que participavam do programa, um bate-papo, deploraram imediatamente a agressão.

FONTE: ROBERTO GUEDES



Sem comentários:

Enviar um comentário